terça-feira, 10 de maio de 2011

Ergonomia nos postos de trabalho

image

Dentro do programa autónomo do IPBeja inserido na Ovibeja (feira de actividades económicas do Sul),  o Curso de Saúde Ambiental realizou uma acção de sensibilização sobre posturas no trabalho junto dos funcionários e artesãos presentes nos stands da feira.



imagePretendeu-se com esta acção avaliar as condições de trabalho a que estavam sujeitos os trabalhadores nos stands, mais propriamente, as tarefas que desempenhavam, as posturas que adoptavam, e o seu conhecimento sobre os riscos a que estavam sujeitos. Após esta avaliação tentámos sensibilizar os trabalhadores a adoptarem posturas correctas e indicámos alguns exercícios que poderiam realizar no local de trabalho, por forma a reduzirem as tensões musculares. 
 

As acções de sensibilização são uma ferramenta importante para se desenvolver uma mudança de atitudes, com vista a comportamentos mais saudáveis. Apesar da sensibilização por si só não levar a mudanças permanentes e efectivas, representa um passo importante e um bom começo no sentido de  despertar a consciência dos trabalhadores.
 

Saúde Ambiental
Alunos do 2º, 3º, 4º ano do curso de Saúde Ambiental-Beja




 
imageAs lesões musculoesqueléticas (LME) são a principal doença profissional da Europa, afectando milhões de trabalhadores,  este panorama traduz-se em custos à economia  na ordem dos 1,6% do PIB. A nível da UE, 25% dos trabalhadores queixam-se de lombalgias e 23% de dores musculares. A actividade profissional pode favorecer o aparecimento destas lesões pelos efeitos das condições imediatas em que essa actividade tem lugar.
Uma boa postura é aquela em que as articulações estão naturalmente alinhadas e os músculos não estão sujeitos a tensões. Trabalhar com o corpo numa postura neutra reduz o stress e a tensão sobre os músculos, os tendões e o esqueleto. As posturas correctas são importantes pois promovem a eficiência e resistência  do movimento, contribuindo para uma sensação de bem estar, diminuindo por sua vez o risco dos trabalhadores desenvolverem lesões (LME), podendo estas afectar músculos, articulações, tendões, ligamentos e nervos e o aparelho circulatório.  
 
Na origem destas lesões estão na maioria das vezes:  
 
image


Como podemos prevenir as lesões musculoesqueléticas?

A intervenção preventiva deve incidir em dois pontos fundamentais: no trabalhador e na organização (empregador) ou seja, no local de trabalho. Por um lado o trabalhador deve estar informado acerca dos riscos inerentes às posturas de trabalho (forçadas) e de como se pode prevenir, para tal, este deverá ser formado no sentido de conseguir adaptar as posturas de trabalho mais adequadas à execução das suas tarefas. Contudo, estas medidas podem não ter o sucesso desejado se as condições de trabalho oferecidas colidirem com as boas práticas conhecidas pelos trabalhadores. Desta forma revela-se fundamental que o posto e as  ferramentas  de trabalho sejam adaptadimageas ao  trabalhador, e/ou sejam implementados mecanismos compensatórios da repetitividade de movimentos, vibrações e posturas inadequadas sempre que necessário. Em todos os pontos anteriormente referidos, o empregador ou a organização detém uma grande responsabilidade, uma vez que a cultura de segurança deve imanar sempre da gestão de topo de uma organização. O principal indicador de que uma política de segurança é seguida é a adesão que se observa no comportamento de todos os seus colaboradores.

Os espaços de trabalho necessitam ser tão adaptáveis como as pessoas que neles trabalham. Continuamos a construir os mesmos edifícios de escritório vezes sem conta. Precisamos olhar à qualidade do ambiente, à flexibilidade e à necessidade de fazer uma utilização mais eficiente do espaço.” (Pekala citado por Smith, 2002) 

 

    Ginástica Laboral 

     

    A Ginástica Laboral consiste num conjunto de práticas físicas programadas, de curta duração e baixa intensidade, que se centram no alongamento e na compensação das estruturas musculares, envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias. Estes exercícios são normalmente realizados no âmbito preventivo e/ou terapêutico, podendo ser realizados no próprio local e durante o horário de trabalho. A ginástica laboral representa ao fim ao cabo uma oportunidade  para promover uma relação apropriada entre o trabalho e o repouso, permitindo uma boa recuperação da tarefa laboral.
    As vantagens da realização deste tipo de exercícios são de natureza fisiológica, psicológica e social, influenciando a qualidade de vida do trabalhador, promovendo melhorias no contexto de trabalho e na produtividade. 
     
    Características:
    • Sessões curtas de 20 a 30 minutos.
    • Pouco esforço físico.
    • Não requer vestuário específico.
    • Realizado no local de trabalho.
    • Frequência de 2x por semana por colaborador.
    • As sessões são dadas por pessoal especializado.

      Exemplo  de Exercícios

      image
       
      image
       
      image
      image

      Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão susceptíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente. ”      
      Hipócrates

       
      Para finalizar, gostaria de sublinhar que ainda que este tipo de intervenção preventiva direccionada para o trabalhador se revele essencial para o seu bem estar, não deve substituir a melhoria das condições de trabalho na perspectiva da saúde e segurança. Revela-se fundamental e de importância extrema que se continue a investir em locais e organizações de trabalho mais saudáveis e concebidos em função das pessoas que nele trabalham.

      Ergonomia no Trabalho


      Sem comentários:

      Enviar um comentário