quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Prevenção de Acidentes com Pessoas Idosas

Quando pensamos em acidentes domésticos, a nossa preocupação é normalmente direccionada para as crianças, mas relembremos que os idosos também correm riscos dentro de casa. Quanto mais avançada for a idade, maior é a propensão para estar envolvido em acidentes deste tipo, uma vez que o processo de envelhecimento impõe algumas limitações de carácter físico.
 
Os acidentes são um grave problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida das vítimas e nos encargos financeiros do SNS devido a cuidados de emergência, tratamentos e hospitalizações.
Francisco George - Director Geral da Saúde

Para intervir de forma integrada sobre os acidentes domésticos e de lazer, de trânsito e de trabalho, temos em curso o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes, já anteriormente aqui abordado.

Neste contexto,  serão realizadas até 2016, diversas acções que apresentam como objectivo principal a capacitação da população e dos grupos de risco sobre segurança, cidadania e prevenção dos acidentes, formação dos profissionais de saúde, intervenção no ciclo do trauma e monitorização dos acidentes.

No âmbito da formação dos profissionais de saúde, a Direção-Geral da Saúde assinou um Protocolo com a Fundação MAPFRE que tem em curso um Projecto intitulado «Com Mais Cuidado» dirigido à prevenção dos acidentes domésticos com pessoas idosas.

O projecto é apoiado por um conjunto de materiais pedagógicos que vão ser disponibilizados aos profissionais de saúde ou Unidades de Saúde que pretendam desenvolver projectos nesta área a partir da formação e familiarização com os mesmos.

A primeira acção de formação, intitulada "Com Mais Cuidado: Prevenção de Acidentes e Envelhecimento Activo",  realizar-se-á no dia 18 de Outubro de 2011, é destinada a profissionais de saúde,  os quais se podem candidatar até dia 3 de Outubro, sem custos de inscrição.


Sem comentários:

Enviar um comentário